Controle de Cores - CorelDraw!
O Corel Draw é um dos programas preferidos dos designers por sua acentuada curva de aprendizagem, flexibilidade e variados recursos, mas também é conhecido por não controlar adequadamente a correspondência de cores e gerar efeitos nas figuras que geram impressões erráticas.

Modestamente, trazemos aqui algumas dicas para minorar tais transtornos:

Sobre o Gerenciamento de Cores:

Use sempre cores da paleta CMYK (RGB apenas se o desenho for destinado somente à visualização no monitor - webdesign, por exemplo).

Os monitores, exceto quando calibrados com equipamentos especiais,geram cores de maneira diversa daquela que terá o arquivo quando impresso. No monitor a cor é mais viva e brilhante, além do que a gama de cores RGB (do monitor) é muito maior que a gama de cores CMYK (impressão), sendo aconselhável usar o "alarme de gamut" co Corel - Tela de gerenciamento de cores.

A conversão de cores Pantone (cor formada por uma mistura física de tintas) para uma cor CMYK (cor formada por uma mistura visual de tintas) nunca é perfeita.

Os vários programas do pacote da Corel (Draw, Photo-paint, etc.) não compartilham as configurações de gerenciamento de cores. Assim, é preciso repetir a configuração em cada aplicativo.

Sobre a "Imprimibilidade" de Arquivos do Corel Draw:

Se usar e abusar de efeitos vetoriais, especialmente cortes em bitmaps, lentes de cor e sombreados em degradê, o mais seguro é exportar a figura toda como um bitmap gravado no formato "TIF" - compactado pelo algoritmo LZW - para evitar possíveis erros de postscript na impressão. Não confie em sua impressora de mesa para saber se o arquivo dará algum erro de impressão: Impressoras menores usam a linguagem de impressão PCL, que, se por um lado é rápida de processar, por outro a capacidade de imprimir quase tudo que é mostrado na tela (porém em menor resolução), não sendo prova confiável de cor, retícula e compatibilidade com impressoras postscript (laser e fotolito).

Sobre a incorporação de perfis de cor no pacote Corel:

Exceto se você tem um programa sólido de gerenciamento de perfis de cores (color profiles), o melhor é desligar a incorporação de perfis nos arquivos gravados/exportados pelo Corel Draw e Photo-Paint. Para fazer isso, entre em Ferramentas - Gerenciamento de cores... . Clique no ícone do arquivo (canto superior esquerdo) e na caixa "Exportar" escolha "Não incorporar perfis ICC".

Obs: Lembre-se que as configurações de gerenciamento de cor não são compartilhadas entre o Corel Draw e o Corel Photo-Paint, portando, deve-se desativar a incorporação de perfis ICC nos dois programas.

 | 04.2009 | Print | Voltar |